Comecei a olhar oportunidades de trabalho nos USA antes de vir para cá, para analisar o Mercado e ver se ele estava recuperado da crise, que atingiu os USA e o mundo. As oportunidades existem, muitas por sinal, mas acho que muitas vezes faltam pessoas qualificadas para preencher a vaga, assim como muitas vezes no Brasil. Queria também ter noção de salário por aqui, e a diferença salarial entre USA e Brasil é gritante. O salário mínimo deles é U$1256,00, enquanto o nosso é R$ 545,00, além do mais o poder de comprar também é muito diferente, vou citar um exemplo, um tênis Nike aqui TOP custa uns U$ 160,00, o que representa 12,73% do salário mínimo, no Brasil esse mesmo tênis custa R$ 549,90, o que representa mais de um salário mínimo. Esse foi o exemplo mais fácil que achei para ilustrar isso. Um completo ABSURDO.
Após receber a minha autorização de trabalho, aproximadamente 1 mês atrás, comecei a enviar currículos, e algumas coisas foram acontecendo. Semana passada tive uma entrevista de emprego em uma empresa de TI aqui da região, foi PUNK, além de entender pouquíssimo o que o cara do RH falava, eles aplicaram uma prova com umas 100 questões de informática para responder, algumas bem absurdas como pedir para escrever um MAC Address ou o que significava IMAP, RAM, IPX, entre outras siglas. Sai de lá chateado, puto, mas valeu pela experiência.
Desde então outros contatos foram feitos, por telefone e email, mas uma hora não sirvo por que vou embora ano que vem, outra por que não tenho experiência nos USA só no Brasil, outra por que não conheço um software em específico e assim vai. Isso causa uma montanha russa de sentimentos, cada telefonema, cada contato é uma esperança, mas quando não dá certo, acaba sendo uma decepção. Pelo menos eu estou conseguindo conversar com eles por telefone, isso significa que meu inglês está melhor.
Porém, hoje tive uma experiência desagradável. Um amigo me levou em um supermercado, aqui perto de casa, para ver se tinha vagas, pois ele conhecia uma das funcionárias responsáveis pelo mercado. Ao chegar lá, quando falamos que eu estava procurando emprego a mulher nos tratou com o maior desprezo, pegou o formulário de cadastro por pura insistência desse meu amigo, virou as costas e nos largou lá, a ver navios. Naquele momento me senti um lixo, um animal, mas sei que não sou nada disso e sei do meu valor, por isso fiquei bem 5 minutos depois, mas fiquei pensando: quantas vezes isso acontece todos os dias? Quantas pessoas não são ignoradas, mal tratadas, pelo simples fato de estarem procurando emprego? Procurar emprego é crime? É fazer mal a alguém? O que tem de errado nisso? E o pior que isso não acontece só aqui, acontece no mundo inteiro. VERGONHOSO!!!