domingo, 6 de março de 2011

Tutti Buona Gente


Fico impressionado com a quantidade de pessoas de diferentes países que estou conhecendo aqui.  Nunca pensei que conheceria pessoas da África (de países que eu nem sabia que existiam), da China, da Mongólia, de vários países da Europa e da América do Sul – é como se o mundo inteiro se encontrasse em Berkeley.
Na última quinta-feira saímos jantar com uma turma de italianos, parte dessa turma estuda inglês conosco nas quintas à noite; também foi com a gente um tibetano. No total éramos 11 pessoas: 2 brasileiros (nós), 8 italianos e 1 tibetano. Todos são, como a Deh, “Visiting Scholars” na UC Berkeley, somente eu que não - to começando a pensar em estudar aqui também...rs...
Italianos são “Tutti Buona Gente”, sangue quente, falam bastante, amam futebol e são animados. Dessa forma, estabelecer um diálogo fica muito mais fácil e acaba fluindo com naturalidade. Conversamos sobre diversos assuntos, desde futebol (que sempre abre portas), tecnologia, viagens, política (a eleição da Dilma está “na crista da onda”), até sobre a extradição de Cesare Battisti. O Tibetano também é gente fina, professor de Filosofia Budista na UC Berkeley, mas é um “pouco” mais tranqüilo que os italianos. Além disso, pela primeira vez conhecemos um pouco da noite de Berkeley, fomos num barzinho bem movimentado chamado “Júpiter”, com vários ambientes e decoração dos deuses romanos.
Estávamos sentindo falta de amizade, sair, conversar, trocar experiências; é sempre bom fazer isso. E durante essa troca de experiências, acabamos conhecendo um italiano que é fã Caetano Veloso - disse ele que sabe cantar a música “Sozinho” (entre outras), e que sua preferida é “Terra” (com o lembrete de que foi composta durante o exílio no período do regime militar).
Foram horas e horas de papo em inglês, que serviu para eu enxergar que meu inglês já está bem melhor, que já consigo me comunicar, mesmo cometendo erros, afinal conversei a noite toda com eles. O nível de dificuldade em uma conversa aumenta mais quando falamos com americanos, é completamente diferente. Mas espero que em breve eu também consiga me comunicar com eles com mais tranqüilidade e segurança. A luta continua...
Foto tirada do site: http://jupiterbeer.com/jupiter/

Nenhum comentário: