sábado, 16 de julho de 2011

Meu primeiro terremoto



Fazem algumas semanas que não consigo dormir direito, venho tendo sonhos estranhos e pesadelos, devido a isso acabo acordando diversas vezes durante a noite. Essa noite não foi diferente, não em relação a isso.

Eram aproximadamente 4 horas da manhã, o céu ainda estava escuro e mais um sonho estranho me atormentava. Estava meio grogue, meio acordado e meio dormindo, quando escuto um barulho estranho - e não era o ronco do vizinho - e em seguida sinto a casa tremer. Sensação essa que durou cerca de 10 segundos, acredito eu. Olhei para o lado e a Deborah continuava a dormir como um anjo.

Fiquei então na dúvida: Teria meu sonho sido muito intenso e me causado essa sensação ou senti um terremoto pela primeira vez na vida?

Tentei voltar a dormir, mas meu sono foi embora junto com o tremor - acho que ele ficou com medo - a dúvida referente a pergunta acima não deixava minha cabeça, rolei de um lado para outro durante um tempo na cama e então decidi me levantar e checar na internet se tinha alguma notícia de terremoto nessa região. Olhei no relógio e eram 4:37hs.

Após uma rápida pesquisa no Google, acessei o site do governo americano que monitora os terremotos nos EUA - http://earthquake.usgs.gov/ - descobri que tinha sentido o meu primeiro terremoto. Segundo informações do site, o mesmo ocorreu às 03:51hs e teve magnitude de 3.3 na escala Richter.

Para quem não sabe a Califórnia sofre diariamente com terremotos, normalmente bem pequenos, quase que imperceptível, abaixo de 2 pontos na escala Richter. Aqui temos a famosa falha de San Andreas, onde as placas tectónicas do Pacífico e Norte-Americana se  encontram. Esse encontro e o choque das placas já causou grandes terremotos, como os de 1906 e 1989 em San Francisco. 

Berkeley esta sobre a falha de Hayward. Essa falha passa, mais precisamente, nas Hills de Berkeley e corta a UC Berkeley, passando também por Oakland e descendo até San José. Mas a expessura dessa falha. pelo que pesquisei, é de aproximadamente 10cm.

A sensação de um terremoto não é das melhores, mas como eu estava grogue de sono, acredito que isso deva ter amenizado essa sensação. Acho que o barulho que escutei antes do tremor foi o que mais me assustou, já que foi o que me acordou.

FIGURA DO POST: É um mapa com os abalos sísmicos da região em que moramos. Os pontos amarelos são terremotos com mais de uma semana, os em azul são do dia anterior e os em vermelho são os mais recentes. Como podem ver, Berkeley esta vermelho. Se clicar na figura ela aumenta.

Nenhum comentário: