terça-feira, 24 de maio de 2011

Um pouco mais ao sul - Big Sur

"o rosto da Terra com a aparência que o Criador desejava que ela tivesse" - Henry Miller

O Big Sur é uma região imensa na costa central da Califórnia, com 9 parques estaduais e um parque federal. Parques esses que protegem a fauna e a flora, mantendo a natureza, praticamente, intacta. O Big Sur abrange 140 km da Highway 1, entre Carmel e San Simeon, mas conta somente com 996 moradores, segundo o Censo Americano de 2010.

Nós visitamos 3 dos 10 parques que existem no Big Sur: Carmel River State Park, Pfeiffer Big Sur State Park e Julia Pfeiffer Burns State Park.

O Carmel River State Park é, pura e simplesmente, uma pequena praia, muito bonita, mar de águas claras, mas nada a mais que isso. Curiosamente, descobri hoje, ao escrever esse texto, que a praia em que paramos era esse "State Park". Pelo que percebemos até aqui, todas as praias são consideradas "State Parks" aqui na Califórnia.

Nosso segundo ponto de parada foi no Pfeiffer Big Sur State Park, mas na verdade, achávamos que estávamos no Julia Pfeiffer Burns State Park (nossa terceira e última parada). O tempo não ajudava, estava frio e garoando, pegamos uma trilha para as "Pfeiffer falls" e seguimos montanha acima, montanha abaixo, com muita lama, pedras e vento. Depois de muita aventura, uns 3km percorridos e cansaço, chegamos no nosso destino, na cachoeira, e nesse momento, nos demos conta que não estávamos no lugar que pensávamos estar (vocês podem imaginar a felicidade da minha esposa com isso, né?).  Mas já que estávamos ali, de férias e com tempo, seguimos por uma outra trilha, para admirar a paisagem, mas o tempo continuava a não nos ajudar, e conseguimos admirar pouca coisa. Voltamos para o carro e para o Centro de Informações, e descobrimos que a cachoeira que gostaríamos de ver, era na verdade, em outro parque. Nos confundimos, por que ambos os parques tem "Pfeiffer" no nome (PRESTA ATENÇÃO ALEX!!!).

Seguimos viagem por mais 20 km na belíssima Highway 1, para finalmente chegar onde queríamos: Julia Pfeiffer Burns State Park. Um pouco antes de chegarmos ao nosso destino mais desejado, São Pedro deu uma forcinha, o céu abriu, ficou azul e o sol esquentou a nossa tarde, mas nada de calorão, continuava ventando muito, isso sim. Ao adentrar à trilha e avistar a cachoeira caindo na areia da praia, com todo aquele cenário paradisíaco, fiquei admirado, paralisado por alguns segundos. Lembro de ter sentido isso, somente, nos Lençóis Maranhenses, após subir a duna e avistar toda aquele paisagem deslumbrante. Minha vontade era descer na praia, mas provavelmente, eu iria precisar dos bombeiros para conseguir subir de volta... ha ha ha... Melhor não arriscar. Ficamos horas admirando aquele paraíso, e buscando os melhores ângulos para fotografar cada detalhe desse paraíso, mesmo que para isso fosse necessário pular algumas cercas e ir em locais proibidos...rs...

Clique aqui e vejas as fotos desse passeio.