quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

The American Way of Life…



Mc Donald’s, Pizza Hut, Burger King, Subway, Pepsi, Coke, Soda, Friends, Two and a Half Men, House, Lost, Supernatural, The big bang theory… Titanic, Avatar, Star Wars, E. T., The Godfather, A Clockwork Orange, Casablanca, Singin'in The Rain, Gone With The Wind… Aerosmith, Bon Jovi, Creedance, Kiss, Metallica, Pearl Jam, Michael Jackson, Beyoncé, Britney Spears, Madonna, etc etc etc…

De longe, a pergunta que mais tem chegado a mim da parte sul das Américas é: como está sendo a adaptação ao “American way of life”? Exatamente: a pergunta é feita com o termo em inglês. Porque “American way of life” é uma expressão que nos diz muito mais do que “o estilo de vida americano”, ou não?

Ideologicamente, a expressão deveria se referir (e sua raiz histórica é essa) aos ideais liberalistas burgueses de direito à liberdade e busca pela felicidade – com tudo que isso inclui: exaltação do indivíduo, da livre concorrência, da “democracia”. Queria ser diametralmente oposto às sociedades “socialistas”. Eu não me oporia, de forma alguma, a lutar pela liberdade e pela felicidade - Aristóteles não considerava a felicidade o telos da vida humana? Pois bem, mas quando que a coisa desandou? Iracema diria: “na prática, a teoria é outra...” – ditados populares que revelam nossa capacidade de nos darmos conta da imensa ruptura entre o que deveria existir para sermos felizes e o mundo em que vivemos. O velho tema da filosofia moral.

Hoje, identificamos (e Adorno tem alguma culpa nesse ponto) o “American way of Life” com a cultura enlatada produzida aqui e que consumimos em qualquer parte do Globo (e na Globo).  O estilo de vida americano – ao menos para nós tupiniquins – diz respeito a comer fast food e ouvir música ruim. Mas, Ladies and Gentlemen, não é isso que fazemos, dia após dia, nas grandes e pequenas cidades do nosso Brasil? Desconfio, contudo, de uma ambigüidade naquela pergunta. Ela varia do ressentido: como você pôde escolher ir para o berço da cultura lixo?; ao projetivo: e aí, conseguiu se tornar “indivíduo”? Nossa alma, confusa, já não sabe mais se para “ser” é preciso se entregar à crítica cega ou ao Big Mac.  What shall we do?

Nesse sentido, não há ao que se adaptar. Se você é do clube da comida saudável vá ao “Vitamin Express”. Se é vegetariano, vá ao “Vegi Food”. Nacionalista brasileiro, que tal o “Café Rio”? O que você “gosta” de ouvir? Opções: U2 Radio, The Beatles Radio, Brazilian Radio, Top Pop, Urban Transit, Movie Scores… Estamos em casa! Vamos deixar de ilusão, não há diferenças essenciais entre nós. Temos a liberdade de fazer parte da massa aonde quer que formos! O tipo antropológico do homem erudito, que se assustou com isso aqui, já está extinto. Desculpe desapontar...

Para simplificar, a minha resposta é a seguinte: eu só vim aqui fazer um Sanduíche. E, como me disse Mike: If you want a sandwich, you are in the right place!

That’s all folks!

3 comentários:

Telma disse...

Ai Deh.. minina!!
minha ex-roomie falou mal do fogão de dublin! e das torneiras tb!! ri mto.. a Iza disse que as alemães q ela encontrava em seus passeios fotograficos s. desconfiadas em relação a fotos alheias.. e reclamou da comida - tensa esta parte.. hehe Nos states tudo se resolve com presidentes em papeis verdes.. ? o fracasso protestante tá me pegando, to achando desesperadamente que preciso de dinheiro..

:/

pelo menos p ir ao show de musica ruim.. ahahahhaha :)

tem ainda mais panquecas no tumblr.. ai que fome!

Deborah disse...

Tel, algumas coisas do cotidiano são, inevitavelmente, diferentes. Há uns posts atrás, contamos que "apanhamos" do forno quando tentamos usar... mas, depois da primeira vez, tudo fica mais fácil, não? Um pouco de boa-vontade com essas diferenças também ajuda.
Na Alemanha também tem Fast Food... mas fuja das barraquinhas de hot dog: não há molho (maionese, ketchup ou mostarda)!! No mais, qualquer supermercado te dá opções pra você fazer seu pão de cada dia.
Aqui as coisas se resolvem com plástico! (e você pode escolher a cor, o desenho, o motivo...)
hehehe.
Bjoks!

Telma disse...

poxa vida... `TODOS CHORA`!

ahahhaha

besos

e a panqueca?